Airton Ortiz é o patrono da 60ª edição da Feira do Livro

| Postado por: | Categorias: Novidades

A Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano realiza sua 60ª edição, vai de 31 de outubro a 16 de novembro.

A praça já tem seu novo símbolo. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou, em um encontro no no Santander Cultural, Airton Ortiz como o novo patrono do evento.

Os patronáveis deste ano foram obtidos por uma votação entre associados, diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), patronos e representantes da comunidade cultural (reitores de universidades, diretores de faculdades, titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro, todas sediadas no Estado, e parceiros especiais da Feira).
Além de Ortiz, também concorriam como patronáveis Aldyr Schlee, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich e Maria Carpi.


Airton Ortiz

feira do livro porto alegre 2014 airton ortiz
Nascido em Rio Pardo (RS) em 1954, Ortiz tem ajudado a consolidar no Brasil o gênero de relatos de viagens e aventuras radicais – um tipo de livro bastante popular nos Estados Unidos e na Europa, mas que ainda engatinha por aqui.

Ortiz é jornalista de formação, mas também atua como explorador, aventureiro, e escritor especializado em esportes radicais. Seus prinicipais livros são resultado de viagens que o autor empreende em busca de aventuras para contar aos leitores.

Nesses moldes, Ortiz já visitou 80 países. Entre os livros resultantes dessas viagens estão Expresso para a Índia (2003), Na estrada do Everest (2001), Pelos caminhos do Tibete (2002), Travessia da Amazônia (2004), Egito dos faraós(2005), Na Trilha da Humanidade (2006) e Em Busca do Mundo Maia (2007). No fim de 2008, Ortiz fez sua estreia na ficção com o romance Cartas do Everest, um relato da trágica aventura de três alpinistas que, na tentativa de escalar o pico mais alto do mundo. Deu sequência à carreira como ficcionista com a publicação de Gringo, em 2012.

Seu livro mais recente é Atenas, lançado no ano passado, resultado de uma série de viagens à Grécia que mescla relato de viagem, a rica história do país e os efeitos contemporâneos da crise econômica europeia.

Fonte: zh.clicrbs.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>