COMO POLIR AS PANELAS DE INOX

| Postado por: | Categorias: Novidades

A panela de inox é uma das opções mais bonitas e resistentes de panelas, além de dar um charme especial à cozinha. Mas, esse tipo de panela precisa de cuidados especiais para manter o brilho e não riscar. Muitas vezes, a limpeza da superfície de aço inoxidável requer um tratamento delicado.

Aquela esponja tradicional verde e amarela deve passar longe das suas panelas de inox e jamais passe a palha de aço. Utilize sempre esponja e panos macios e, de preferência, esfregue no sentido do polimento do aço para não riscar.

Para manchas de comida e queimado, faça uma solução de uma colher (sopa) de saponato em pó em 50 ml de água e esfregue com uma bucha. Caso a panela for muito antiga e estiver amarelada, utilize polidores específicos para inox, que pode ser usado dentro e fora do utensílio.

Outra dica, para deixá-las sem manchas é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água morna e esfregar com uma esponja macia. Depois é só enxaguar com água morna e secar. É muito importante estar de luva, pois o bicarbonato pode ser abrasivo e desequilibrar o pH da sua pele.

panela inox rio grande do sul steelsul

Como polir panelas de inox com azeite

Para fazer o polimento das suas panelas, primeiramente lave com detergente neutro, enxágue na água morna e seque bem, com um pano macio. Depois, molhe um pano limpo no azeite de cozinha e espalhe por toda a superfície da panela. Antes do polimento intenso, certifique-se que toda a superfície esteja com uma camada de azeite.

Em seguida, para o polimento faça uma considerável pressão para que o azeite penetre nos sulcos da superfície, fazendo movimentos no sentido do polimento original do aço. Continue a polir até que perceba uma mudança de textura. Quando finalizar você perceberá uma aparência suave.

Para finalizar, lustre a panela com o excesso de azeite. Continue lustrando, com pressão, agora com um pano seco e macio para retirar o excesso do azeite. Se o azeite permanecer, ele dará uma aparência embaçada invés de brilhosa, então, faça esse procedimento até a superfície não estar mais oleosa. No final, lustre rapidamente para tirar as marcas das digitais.

Dicas para evitar manchas

Alguns alimentos que contém amido de milho, como o arroz e massas, podem deixar manchas na parte interna. Mas, elas podem ser facilmente removidas com um pano com limão ou vinagre.

Evite, também, deixar alimentos na panela por muito tempo, pois o sal pode manchar o inox. E sempre depois de lavar, enxágue com água quente e seque em seguida para manter o brilho original. O cloro e as substâncias contidas na água também podem deixar manchas nas panelas.

 

 

Fonte: abinox.org.br/noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>