Linha branca muda de cor com aumento do inox nos lares brasileiros

| Postado por: | Categorias: Novidades

No Brasil ou no exterior, as indústrias de eletrodomésticos são um dos principais segmentos consumidores de aço inoxidável. Máquinas de lavar e de secar, refrigeradores e fogões possuem diversos componentes no qual o inox é utilizado, sobretudo pelo material apresentar alta resistência à corrosão. Na maioria das vezes, no entanto, esses itens estão fora do alcance imediato do olhar do consumidor final, pois, em geral – e especialmente no Brasil –, o revestimento final desses produtos costuma ser em chapas de aço pintadas e, a grande maioria, em cores claras. Porém, como já vinha ocorrendo há mais tempo no exterior, no Brasil o “reinado” do branco como acabamento dos eletrodomésticos da linha branca, como também são chamados esse produtos, está – pelo menos aparentemente – prestes a se encerrar. Ou, no mínimo, a ser compartilhado com o aço inoxidável. Não é difícil constatar isso na exposição das grandes redes de varejo onde refrigeradores, fogões e máquinas de lavar em aço inox têm ganhado espaço nas lojas físicas. Também nas lojas virtuais pode se observar o aumento de opções de peças com esse tipo de acabamento. Os fabricantes de eletrodomésticos que comercializam suas linhas no país reconhecem que existe uma mudança em curso. Conforme foi publicado na edição de 10 de fevereiro do jornal Folha de S.Paulo, na coluna Mercado Aberto, a categoria de eletrodomésticos que reúne geladeiras, fogões e lavadoras – a chamada de linha branca – tem cada vez menos produtos naquela cor.

fogão inox canoas steelsul aço inox geladeira inox steelsul canoas

Consumidores aceitam bem o aço inox
Para Jefferson Porto, gerente da divisão de eletrodomésticos da Samsung – corporação também de origem sul-coreana –, que concedeu declaração à Revista Inox, o aumento do aço inoxidável no acabamento dos eletrodomésticos da linha branca se dá principalmente nos refrigeradores Premium. “Pelo apelo à sofisticação, modernidade e higiene”, ele afirma. “Acredito que o consumidor opte por produtos cada vez mais modernos, com visual sofisticado e que ofereça praticidade no dia a dia. Também existe tendência em termos de design e estética em relação aos produtos fabricados em inox. Eles têm sido muito bem aceitos pelos consumidores”, acrescenta. Na avaliação do executivo da Samsung, uma das razões de o aço inoxidável ter se tornado mais frequente no acabamento dos eletrodomésticos deve-se à diversificação dos tipos de chapas comercializadas. “E, consequentemente, a acessibilidade desse material”, afirma. No Brasil, a empresa (que foi fundada em 1938 por Byung- Chull Lee, em Daegu) ainda não produz as peças em aço inoxidável – são importadas das fábricas da Coreia e México – sendo o insumo (inox) adquirido de diversos fornecedores globais. A fabricação de máquinas de lavar e refrigeradores da marca teve início em 1974.

Fonte: Abinox
Reportagem: Adílson Melendez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>